Copyright 2019 - Custom text here

Escola de Verão lança livro sobre seus 25 anos

 

 Por Lúcia Beatriz / Serendipity Comunicação*


 

O terceiro dia da Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal (XXV EVQFM) teve uma programação intensa, assim como sua jornada ininterrupta de 25 anos. Além dos cursos de curta duração e da conferência-plenária, houve ainda mesa-redonda sobre pós-graduação, além do tão esperado lançamento do livro comemorativo dos 25 anos do evento.



Hoje foi o dia do lançamento do livro comemorativo dos 25 anos da EVQFM

 


Quebrando a rotina da programação usual da Escola de Verão, hoje os cursos aconteceram somente na parte da manhã. Pelo terceiro dia consecutivo o curso “Introdução à Química Medicinal”, mais antigo na grade do evento e de  maior carga horária, foi ministrado pelo Prof. Carlos Manssour Fraga (LASSBio/ UFRJ). Em paralelo, ocorreu a última aula do curso “Modelagem molecular para a Química Medicinal”, apresentado pelo Prof. Carlos Maurício Sant’Anna (UFRRJ).

 

Hoje foi a vez de Stefan Laufer, professor Titular de Química Medicinal da Universidade de Tubingen e coordenador do Centro Interdisciplinar de Farmacogenômica e Pesquisa Terapêutica ( ICPHA), na Alemanha, apresentar sua conferência.

 

Laufer, que  também é membro estrangeiro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), está vindo pela 3a vez ao evento. Sua presença na Escola de Verão, em 2010 e 2014, rendeu frutos e, ao longo desse tempo, Laufer já foi co-orientador de 4 ex- alunos da Escola de Verão em doutorado sanduíche na Alemanha. O que demonstra o grande potencial da Escola para o desenvolvimento de colaborações internacionais. 

 
Prof. Stefan Laufer (Universidade de Tübingen/ Alemanha) apresentou conferência
sobre estudos para desenvolver um fármaco eficaz contra o câncer no pulmão.


Em sua conferência, o Prof. Stefan Laufer apresentou um estudo de caso sobre a sua odisseia científica, ao longo dos seus últimos 10 anos de carreira, para desenvolver um candidato a fármaco inibidor do alvo molecular EGFR, eficaz contra o câncer de pulmão. 

 

Na parte da tarde, aconteceu a mesa redonda “Motivações para a Pós-graduação em Química Medicinal e Ascensão profissional". Coordenada pelo Prof. Eliezer J. Barreiro (LASSBio/ UFRJ), a mesa reuniu a Profa. Vera Lúcia Eifler- Lima (UFRGS), a Profa Elizabeth I. Ferreira (USP) e a doutoranda Thayssa Tavares da Pós Graduação em Farmacologia e Química Medicinal (ICB-UFRJ) para discutir temas atuais ligados à Pós-Graduação na área como, por exemplo, a mudança de paradigma da Química Medicinal brasileira com a internalização de doutores, devido a abertura de novos postos de trabalho em laboratórios de pesquisa de indústrias farmacêuticas baseadas no País.


Mesa-redonda “Motivações para a Pós-graduação em Química Medicinal e Ascensão profissional"



 

Imortalizando a história dos 25 anos


O designer Claudio Ventura fez a concepção gráfica do livro dos 25 anos

 

A sinapse perfeita entre Química Medicinal e  a cidade do Rio de Janeiro. Um caderno de anotações de viagem de um jovem que veio à Escola de Verão. Ele sabe desenhar e entende muito de Química. Tem poesias, causos interessantes, desenhos de estruturas. Escrito de forma leve e com grafismos, o livro que conta a história dos 25 anos da Escola de Verão em Química foi lançado hoje na Escola de Verão. 

 

 Na cerimônia de lançamento do Livro dos 25 anos da Escola de Verão, diferentes personalidades que fizeram parte da história da Escola foram homenageadas.

 

A professora  Elizabeth I. Ferreira (USP) foi responsável por ministrar o 1º curso da Escola de Verão como docente externo ao LASSBio. O curso tratava do processo de Latenciação de Fármacos e era uma inovação à época. 


Profa. Elizabeth I. Ferreira (USP) ministrou o 1º curso da Escola de Verão como docente externo ao LASSBio 



A farmacêutica Gabriela Barreiro da EUROFARMA recebeu homenagem por ser a 1ª monitora com bolsa da Escola de Verão e os monitores desta 25a edição ganharam cada um livro comemorativo.


Gabriela Barreiro foi a 1a monitora com bolsa na Escola de Verão

 


O Prof. Paulo M. Bish do Instituto de Biofísica da UFRJ recebeu uma placa comemorativa dos 25 anos por ter ministrado conferência no 1o. ano de existência da Escola de Verão. 


Prof. Paulo Bish (UFRJ) ministrou 1a Conferência I Escola de Verão

 

Os professores estrangeiros, Pier G. Baraldi (Itália), Stefan Laufer (Alemanha) e Simon Campbell (Inglaterra) também integraram a lista dos homenageados por suas respectivas  contribuições, em diferentes edições da Escola. 


Prof. Píer G. Baraldi (Italia), à esquerda, Prof. Stefan Laufer (Alemanha), à direita e Sir. Simon Campbell (Inglaterra)



 

A Prof. Lidia Moreira Lima e Carlos Alberto Manssour Fraga, ex-alunos e membros da comissão organizadora do evento também receberam homenagem do coordenador da Escola de Verão.


Os professores Lida Lima e Carlos Manssour, ex-alunos e membros da
Comissão organizadora da Escola de Verão
foram homenageados pelo Prof. Eliezer J. Barreiro

 

Desde a sua primeira edição, a EVQFM já reuniu na UFRJ durante as férias acadêmicas de verão mais de 3 mil estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes partes do país e até do exterior.


Os monitores desta XXV edição foram homenageados com livro comemorativo
 

*Fotos: Gabriel Lopes

 

 Patrocínio

              
                                          

Contato

UFRJ - Centro de Ciências da Saúde
Av. Carlos Chagas Filho, 373
Cidade Universitária - Ilha do Fundão - RJ

Redes Sociais